Dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo, com a Cooperativa incluindo a pessoa com deficiência auditiva na sociedade.
Para cumprir sua missão a Unimed Gov. Valadares reconhece seus colaboradores. A Cooperativa trabalha respeitando pessoas, construindo relacionamentos duradouros e de confiança. Os valores que a empresa segue são vivenciados sem distinção. É o caso da colaboradora Patrícia Pedra, deficiente auditiva profunda, que há 19 anos trabalha na Cooperativa.
Patrícia celebra mais um “Dia Nacional do Surdo”, comemorado em 26 de setembro. A Auxiliar de Cadastro, de 40 anos, é um exemplo que a Cooperativa contribui na inclusão social, cumprindo com a Lei de Cotas 8.213/91.
“A inclusão social é importante para a Unimed Gov. Valadares. Temos como princípio cumprir a lei, não por obrigação, mas por compreender a inclusão. Há, por parte de algumas empresas, barreiras para a contratação de deficientes auditivos. Não colocamos obstáculos. Exploramos ao máximo suas condições sociocognitivas. A Cooperativa procura adaptar o ambiente para permitir o desenvolvimento social, profissional e o relacionamento interpessoal”, justificou Raquel Neves, Gestora de Desenvolvimento Humano.
Respeitada por toda a equipe, Patrícia realiza uma rotina de atualização de cadastros de clientes e expedição de contratos. A colaboradora elogia a experiência e deseja que todos aprendam a se comunicar pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“Na Unimed contribuí na Contas Médicas, Faturamento, Auditoria, e agora no Cadastro. É um aprendizado desenvolver um trabalho aqui na Cooperativa. Aos colegas, desejo um dia que todos aprendam a comunicar Libras. Porque surdo tem voz sim, gritar, chorar e aprender a falar com um Fonoaudiólogo. Deixo os parabéns pelo Dia Nacional dos Surdos”, disse.
Libras
A Unimed Gov. Valadares reconhece a Língua Brasileira de Sinais, apoiando sua difusão no www.unimedgv.coop.br e blog “Fique por Dentro” da Cooperativa. A plataforma “Hand Talk” e o intérprete “Hugo” traduzem conteúdos em português para Libras.
“Olá, eu sou o Hugo, sou intérprete de Libras da Hand Talk e estou aqui para lhe ajudar. Clique em textos do site, que eu faço a tradução para Libras”, interage o personagem no site da Singular.